FMF confirma negociações com Chiquinho Conde e nega “pressão”

 A Federação Moçambicana de Futebol confirma negociações com Chiquinho Conde para a renovação do contrato para a sua continuidade no cargo de seleccionador nacional dos Mambas. A direcção executiva da Casa do Futebol nega qualquer pressão externa para o avanço das negociações.

O que antes parecia mentira, agora parece verdade! Muito se disse e se escreveu em relação à renovação ou não do contrato de Chiquinho Conde como seleccionador nacional do Mambas.

A Federação Moçambicana de Futebol tinha antes anunciado a caducidade da ligação com Conde, tendo na altura um dos vice-presidentes da FMF, Gervásio de Jesus, ter dito que ainda havia muito tempo para se decidir sobre o próximo seleccionador nacional.

Aliás, na ocasião, Gervásio de Jesus não deixava nenhuma luz no fundo túnel em relação a possibilidade de continuidade do seleccionador nacional, referindo que a FMF estaria aberta a avaliar outras possibilidades de treinadores para assumirem o comando técnico dos Mambas.

Entretanto, uma semana depois da posição da Federação Moçambicana de Futebol, e depois de encontros com dirigentes moçambicanos, em particular o Ministro da Juventude e Desporto, bem como depois de várias matérias na imprensa desportiva moçambicana, que dava como certo o “adeus” do Conde dos Mambas, veio o volte-face no processo de contratação.

Através de um comunicado, a FMF rompeu o silêncio e deu um passo em frente para esclarecer muitas zonas de penumbra.

“Já iniciou o processo formal de negociação com o Chiquinho Conde, com vista à sua continuidade para o cargo de seleccionador nacional. Ambas as partes partilham o interesse de dar seguimento ao trabalho desenvolvido em prol da selecção nacional”, lê-se no comunicado.

No mesmo comunicado, o organismo reitor do futebol moçambicano nega estar a sofrer qualquer tipo de pressão externa no processo.

“A FMF esclarece ainda que os trabalhos decorrem num clima de absoluta tranquilidade e respeito mútuo. As decisões estratégicas da Federação são pautadas pelo mérito desportivo e pelos interesses da modalidade em Moçambique”, esclarece, garantindo que os resultados finais do processo negocial serão comunicados nos próximos dias através dos canais oficiais. 

Coincidência ou não, a verdade é que o anúncio da renovação do contrato do técnico surge uma semana depois de um encontro entre o Ministério da Juventude e Desportos e a direcção liderada por Feizal Sidat.

Sobre o encontro, reagindo ao “O País”, o ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, explicou que é importante que o Governo esteja a par daquilo dos passos a serem tomados em relação à renovação ou não do seleccionador nacional”, explica Manasse.

Segundo Caifadine Manasse, essa medida tem em vista garantir que a Federação Moçambicana de Futebol não entre em jogos de muita confusão, que tem sempre acontecido quando se trata da renovação ou não do contrato de um seleccionador nacional.

Fonte: O país



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação