“Trump está a acelerar o declínio imperial dos EUA e a empurrar o mundo para um sistema de esferas”: entrevista a Alfred W. McCoy
O historiador Alfred William McCoy, professor emérito da Universidade de Wisconsin–Madison, especializado em império americano, garante que o micromilitarismo é sintoma final dos impérios em declínio. São esses sinais de “irracionalidade” que Donald Trump está a dar ao mundo, diz em entrevista ao Expresso. “Somos um império de poder sem precedentes, o primeiro império verdadeiramente global, e o nosso declínio será mais prolongado e mais doloroso do que o da maioria”, alerta.
Émais do que rutura com a política externa tradicional dos Estados Unidos da América (EUA). O que Donald Trump está a fazer, no seu segundo mandato, é a aceleração de um processo histórico de declínio imperial. Em entrevista ao Expresso, Alfred W. McCoy explica que a retirada estratégica dos EUA da Eurásia vai fragilizar a NATO e abrir caminho a um mundo de esferas de influência dominado pela China e pela Rússia.
O declínio dos EUA não se prende apenas com as reivindicações sobre a Gronelândia: manifesta-se também na energia e na indústria automóvel, peças que encaixam para traçar um retrato sombrio do futuro. Catedrático de História na Universidade de Wisconsin-Madison, McCoy escreve há anos sobre o império americano, a CIA, as guerras por procuração e geopolítica da Eurásia.
Fonte: Expresso
Comentários
Enviar um comentário