Museveni reeleito presidente do Uganda
O Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, conquistou o seu sétimo mandato com 71,65% dos votos, de acordo com os resultados oficiais divulgados das eleições que têm sido contestadas pela oposição e observadores.
Nas eleições, Museveni, de 80 anos, derrotou Bobi Wine, de 43, que obteve 24,72% dos votos, segundo os resultados finais.
Bobi Wine, que se encontra em parte inserta depois de ter dito que fugiu a uma detenção promovida pelas autoridades, condenou o que classificou como um processo eleitoral injusto, marcado pelo corte da Internet, destacamentos militares e alegados sequestros dos elementos da sua campanha.
Os responsáveis eleitorais também enfrentam questões sobre a falha das máquinas de identificação biométrica dos eleitores na quinta-feira, o que causou atrasos no início da votação em áreas urbanas --- incluindo a capital, Kampala --- que são bastiões da oposição.
Após a falha das máquinas -- equipamentos que haviam sido reivindicados pelos activistas pró-democracia para assegurar transparência -, as autoridades utilizaram registos manuais dos eleitores.
Comentários
Enviar um comentário