Donald Trump nomeia Marco Rubio e Tony Blair para Conselho de Paz de Gaza

 O Presidente norte-americano, Donald Trump, divulgou hoje a composição do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza, a que vai presidir, e que inclui o secretário de Estado Marco Rubio e o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair.

O enviado especial norte-americano Steve Witkoff também fará parte do órgão, assim como o genro do Presidente, Jared Kushner, e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.

"Os Estados Unidos continuam plenamente empenhados em apoiar este quadro de transição, trabalhando em estreita parceria com Israel, nações árabes-chave e a comunidade internacional», refere o comunicado da Casa Branca.

Segundo o mesmo comunicado, um Comité Nacional para a Administração da Gaza (NCAG) será liderado por Ali Sha’ath, um antigo responsável da Autoridade Palestiniana e natural de Gaza.

Para supervisionar "as operações e estratégia do dia a dia", Trump nomeou Aryeh Lightstone e Josh Gruenbaum como conselheiros séniores do conselho.

O enviado especial de Trump para a Faixa de Gaza e Ucrânia, Steve Witkoff, tinha anunciado na quarta-feira que o plano norte-americano para o fim da guerra no território tinha entrado na segunda fase.

Esta fase está centrada no desarmamento do movimento islamita palestiniano Hamas e inclui a formação do Conselho de Paz para Gaza, que irá supervisionar um comité palestiniano de tecnocratas, temporário e apolítico, que começou também hoje os seus trabalhos.

Fonte: Espresso:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação