Confirmada como Arcebispa da Cantuária a primeira mulher a liderar Igreja da Inglaterra
Mullally, de 63 anos, uma enfermeira especializada em cancro que se tornou clériga, casada e mãe de dois filhos, assumiu oficialmente as responsabilidades do seu novo cargo durante uma cerimónia na Catedral de São Paulo para confirmar a nomeação
Sarah Mullally foi confirmada hoje como Arcebispa de Cantuária em Londres, tornando-se a primeira mulher a liderar a Igreja da Inglaterra em 492 anos.
Mullally, de 63 anos, uma enfermeira especializada em cancro que se tornou clériga, casada e mãe de dois filhos, assumiu oficialmente as responsabilidades do seu novo cargo durante uma cerimónia na Catedral de São Paulo para confirmar a nomeação, anunciada há quase quatro meses.
O chamado serviço de Confirmação da Eleição marca um marco importante para a Igreja da Inglaterra, que ordenou as suas primeiras mulheres sacerdotes em 1994 e a a primeira bispa em 2015.
A igreja remonta ao século XVI, quando a igreja inglesa se separou da Igreja Católica Romana durante o reinado do rei Henrique VIII.
Mas a nomeação de Mullally, pode aprofundar as divisões dentro da Comunhão Anglicana, cujos 100 milhões de membros em 165 países estão profundamente divididos sobre questões como o papel das mulheres e o tratamento das pessoas LGBTQ.
A Comunhão Anglicana mundial, que inclui a Igreja Episcopal nos EUA, não tem um chefe formal, mas o Arcebispo da Cantuária é tradicionalmente visto como seu líder espiritual.
Fonte: CNN
Comentários
Enviar um comentário