CAN 2025: Senegal vence Marrocos por 1-0 e conquista o título africano
O Senegal sagrou-se campeão da Taça das Nações Africanas (CAN) 2025, ao derrotar a anfitriã Marrocos por 1-0, após prolongamento, na final disputada no Estádio Prince Moulay Abdellah, em Rabat.
O Senegal entrou melhor no encontro e criou as primeiras oportunidades ainda na primeira parte. Logo aos cinco minutos, Pape Gueye cabeceou com perigo, mas o guarda-redes Bono evitou o golo. Aos 37 minutos, Ndiaye apareceu isolado, porém permitiu uma excelente defesa do guardião marroquino.
Na segunda parte, Marrocos equilibrou o jogo, e com lances de muito perigo. Já no último minuto de compensação depois dos 90, o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor dos marroquinos, decisão que gerou fortes protestos da seleção senegalesa, levando mesmo a uma interrupção de cerca de 11 minutos.
Na cobrança do penálti, Brahim Díaz permitiu a defesa de Edouard Mendy, adiando a decisão para o prolongamento.
Logo no início do prolongamento, aos 94 minutos, o Senegal aproveitou um rápido contra-ataque e Pape Gueye, com um remate potente, bateu Bono e fez o único golo da partida.
Marrocos ainda tentou reagir, mas encontrou uma defesa senegalesa bem organizada. O Senegal esteve perto de ampliar a vantagem, mas Bono evitou o segundo golo.
O resultado manteve-se até ao apito final, confirmando o Senegal como campeão africano de 2025, vencendo a competição pela segunda vez na sua história, depois de de ter vencido em 2021.
Marrocos, que procurava o seu segundo título continental, adia o sonho de conquistar a CAN em casa.
O terceiro lugar foi ganho pela Nigéria, que derrotou o Egipto nos pênaltis, por 4-2, depois do nulo no tempo regulamentar.
Fonte: Folha de Maputo.
Comentários
Enviar um comentário