Banco Mundial mobiliza 971 milhões de dólares para Moçambique no âmbito da parceria CPF
O Banco Mundial está a mobilizar 971 milhões de dólares para Moçambique no âmbito da nova parceria Country Partnership Framework (CPF), para o período 2026–2031.
A parceira deverá viabilizar o instrumento estratégico que vai orientar a cooperação entre o país e a instituição nos próximos cinco anos, com a possibilidade de alcançar 2,5 mil milhões de dólares norte-americanos através de uma combinação de financiamentos da IDA, instrumentos de garantia, financiamento combinado (blended finance) e serviços de assessoria.
Uma nota do Ministério das Finanças citada pelo MZNews, refere que os recursos vão estar focados em áreas estratégicas com elevado potencial de transformação económica e criação de emprego, nomeadamente: energia, agronegócio, turismo, desenvolvimento de competências da força de trabalho e reforço da estabilidade macrofiscal, com particular enfoque no desenvolvimento de corredores económicos.
Adicionalmente, o Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial aprovou, recentemente, o acesso de Moçambique a cerca de 450 milhões de dólares norte-americanos ao abrigo da Prevention and Resilience Allocation (PRA).
“Este financiamento destina-se a apoiar o país na prevenção de conflitos, mitigação dos factores de fragilidade e reforço da estabilidade e resiliência institucional e social, complementando os esforços do Governo na promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da redução da pobreza” lê-se.
O novo CPF resulta de um amplo processo de consulta com o Governo, sector privado, sociedade civil e parceiros de desenvolvimento, consolidando uma visão partilhada para o futuro do país.
Fonte: Folha de Maputo
Comentários
Enviar um comentário