Ucrânia quer usar activos russos congelados
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede à União Europeia para autorizar o uso de activos russos congelados para seu país aplicar na produção e compra de armas para defesa.
Zelensky falava ontem, na Bélgica, durante a reunião do Conselho Europeu, onde os líderes discutem um novo pacote de ajuda à Ucrânia, que inclui financiamento para os próximos dois anos.“Minha posição é que, antes de tudo, precisamos usar qualquer tipo de dinheiro russo para a produção ucraniana”, disse o dirigente ucraniano.
A ideia é pegar os saldos acumulados de títulos que venceram após serem congelados e realizar um empréstimo para a Ucrânia, que será pago após o país receber reparações económicas da Rússia, após o acordo de pás.
O plano da União Europeia envolve o uso de 300 biliões de dólares de activos russos detidos pelo Ocidente desde 2022, após a Rússia invadir a Ucrânia, sendo que 229 biliões estão na Europa.
No ano passado, uma transacção semelhante ocorreu entre Zelensky e o G7 com empréstimos de 50 biliões de dólares a Kiev.
Fonte: Notícias.
Comentários
Enviar um comentário