Terroristas incendeiam 45 casas em Memba

 Pelo menos 45 casas foram incendiadas recentemente em dois povoados distintos no distrito de Memba, na província de Nampula por supostos terroristas. Trata-se de um incidente que ocorre numa altura em que Moçambique celebra os 33 anos dos Acordos Gerais de Paz e que puseram fim a uma longa guerra civil. Apesar da efeméride, a violência armada continua a afectar o norte do país, em particular as províncias de Cabo Delgado e Nampula.

Informações partilhadas pelo secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Nerino Pereira, no âmbito da celebração do Dia da Paz, indicam que o ataque foi protagonizado por um grupo de insurgentes provenientes de Cabo Delgado, que se deslocaram para Memba e realizaram acções de terror em dois povoados. Em Lúrio incendiaram 30 casas e Chipene 15 residências.
Pereira afirmou que a pronta intervenção das Forças de Defesa e Segurança (FDS) impediu que os insurgentes avançassem para outras zonas do distrito. As autoridades confirmam que a situação está sob controlo, embora permaneça um clima de apreensão entre os residentes.
Até ao momento, não há registo confirmado de vítimas mortais, mas várias famílias perderam todos os seus bens e procuram refúgio em locais considerados mais seguros, nomeadamente, na sede distrital de Memba e em Eráti.
O Governo apela à calma e assegura que está a reforçar as medidas de segurança para proteger as comunidades afectadas. Igualmente, as operações de vigilância e patrulhamento foram intensificadas na região, com o objectivo de neutralizar eventuais grupos remanescentes e garantir a estabilidade.

Fonte: O País.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação