SADC envia missão de averiguação ao Madagáscar
Uma missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) está à caminho do Madagáscar para averiguar a situação política, ordem e segurança neste território insular, devido a tentativa de tomada do poder pelos militares, que retiraram o Presidente Andry Rajoelina.
A delegação é liderada por Joyce Banda, antiga presidente do Malawi e membro do Painel de Anciãos daquela organização que vai dialogar com o Governo e partes interessadas nos esforços para atenuar as tensões e promover um ambiente de diálogo inclusivo.De acordo com uma nota emitida pelo presidente do Malawi em exercício e do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, Peter Mutharika, a missão tem ainda a tarefa de identificar as questões fundamentais subjacentes à actual situação política e de segurança.
Banda será co-adjuvada por Helen Lwegasila Brahim e pelo Embaixador Joey M. Bimha, membros do Grupo de Referência de Mediação, bem como por representantes do Secretariado da SADC.
As constatações e recomendações resultantes da missão serão apresentadas ao Presidente em exercício do Órgão da SADC e, posteriormente, à Cimeira da Tróica do Órgão da SADC, refere o documento.
A SADC reitera o seu apelo a todas as partes envolvidas na crise actual para que optem pela moderação, pela paz e pelo diálogo, porque nenhuma outra vida malgaxe deve se perder devido à agitação social.
Fonte: Notícias.
Comentários
Enviar um comentário