Partido no poder no Gabão lidera eleições pós-golpe

 A União Democrática dos Construtores, um partido lançado há poucos meses pelo presidente Brice Oligui Nguema, assumiu a liderança no primeiro turno das eleições legislativas, conquistando 55 das 145 cadeiras na Assembleia Nacional.

Esta é a primeira votação legislativa do país desde que um golpe militar em 2023 pôs fim ao domínio de 50 anos da família Bongo no poder. O partido do ex-presidente Ali Bongo Ondimba, o PDG, conquistou apenas três assentos, com ambos os partidos a dividir dividir assentos.

Uma segunda volta está marcada para 11 de Outubro, onde 77 distritos eleitorais indecisos, a maioria disputada entre UDB e PDG, determinarão a composição final do parlamento.

O Gabão está agora sob um sistema presidencial, restaurado depois que o general Oligui Nguema venceu as eleições de Abril, após a adopção de um código eleitoral controverso que permitiu que figuras militares, incluindo ele mesmo, concorressem.

Embora os poderes legislativos permaneçam limitados, esta votação está sendo vista como um teste fundamental para a transição do Gabão de volta ao regime constitucional.

Fonte: o País.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação