Joseph Kabila condenado à pena de morte na RDC
O antigo presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado na noite de ontem pelo Tribunal Militar daquele país, por crimes de guerra e traição. Joseph Kabila foi presidente durante 18 anos.
Depois de conduzir os destinos da República Democrática de Congo entre 2001 e 2019, na qualidade de Presidente da República, Joseph Kabila foi condenado nesta terça-feira à pena de morte pelo Tribunal Militar em Kinshasa.
De acordo com as autoridades da justiça, Kabila foi considerado culpado por crimes de guerra, traição, crimes contra a humanidade e participação em movimento insurrecional, e por alegadas ligações com o grupo rebelde M23.
O referido grupo é tido, já há algum tempo, como responsável pela instabilidade e violência armada no leste do país. O ex-presidente é condenado após anos de acusações que pesavam sobre si que provocaram repercussão internacional.
Trata-se de um marco inédito na história recente congolesa, já que é a primeira vez que um ex-chefe de Estado do país recebe uma pena severa. Devido à condenação, há tensões internas e discussões sobre o futuro político do país.
O julgamento do ex-chefe de Estado de 54 anos de idade ocorreu à revelia e até aqui se desconhece o seu paradeiro. Sobre a sua detenção pelas autoridades congolesas ainda é prematuro avançar, por se encontrar ainda em parte incerta.
De acordo com o Expresso, um recurso contra o veredicto do Tribunal Militar Superior, a mais alta instância militar do país, ainda é possível, mas apenas para questões de direito e não para reexaminar os factos arrolados.
Fonte: O país.
Comentários
Enviar um comentário