Guterres saúda cessar fogo em Gaza

 O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, saúda a implementação contínua do cessar-fogo em Gaza, com base na proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incluindo a libertação de reféns israelitas e soltura de prisioneiros palestinos.

Numa mensagem divulgada pelo porta-voz do secretário-geral, em Sharm el Sheikh, no Egipto onde participa de um encontro de líderes internacionais sobre o cessar-fogo entre Israel e o movimento Hamas.
Guterres elogiou os governos do Qatar, Egipto, Estados Unidos da América e Turquia pelos “esforços persistentes de mediação” reconhecendo ainda o papel “indispensável” do Comité Internacional da Cruz Vermelha ao garantir que todas as libertações ocorram de forma segura e humana.
O líder da ONU afirmou que, com o cessar-fogo em vigor, os povos de Gaza e de Israel “começam a vislumbrar a frágil esperança de calma após meses de destruição”.
Ele disse que as Nações Unidas e seus parceiros estão ampliando rapidamente as operações em Gaza, e agências da organização já alcançam comunidades em áreas isoladas há meses.
Guterres ressaltou que esses esforços marcam um primeiro passo essencial para estabilizar as condições e “restaurar a dignidade humana básica”, mas lembrou que as necessidades continuam vastas, o que requer financiamento contínuo.
Fonte: Notícias.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação