DISTRITO DA MANHIÇA: Mais grupos treinados na produção de carvão ecológico
MAIS 50 moradores do distrito da Manhiça, província de Maputo, foram treinados, em técnicas de produção de carvão ecológico, com vista a reduzir a exploração dos recursos florestais e promover o emponderamento no seio das comunidades.
A acção é promovida por um grupo de jovens inovadores visando fomentar o uso de energia limpa, resiliência ambiental, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento comunitário.
Os integrantes dedicam-se há mais de dois anos em programas de formação nesta área da província de Maputo, tendo já treinado mais de 250 pessoas, incluindo portadores de deficiência.
Segundo Michaque Mota, mentor do projecto, esta iniciativa engloba duas componentes: a preservação do meio ambiente e geração de fontes de renda, pois, concluído o curso, os participantes podem produzir carvão para comercialização.
Explicou que o carvão ecológico é produzido através da reutilização de resíduos sólidos como casca de arroz, amendoim, bagaço de coco, papel ou restos de comida.
“O nosso foco é transmitir a consciência ambiental aos participantes, com vista a abandonar o abate de árvores para produção do carvão convencional, e garantir que as futuras gerações possam também desfrutar dos recursos naturais”, sublinhou.
Mota avançou que o maior número de formandos, neste grupo, eram pessoas portadoras de deficiência, o que tornou a capacitação desafiante, pois em alguns casos foi necessário deslocar-se até as suas residenciais, devido à dificuldade de locomoção.
“Apesar dos desafios, continuamos firmes neste propósito de incluir este grupo social no treinamento, porque pretendemos reduzir as diferenças e desigualdades sociais. Quando a pessoa dispõem de ferramentas e percebe que é útil na sociedade eleva a auto-estima”, sublinhou.
Salvador Fabião, beneficiário, enalteceu o projecto afirmando que se tratou da sua primeira participação num treinamento em toda a sua vida. Acrescentou que passará a produzir o biocarvão na sua residência, assim como transmitirá o aprendizado à vizinhança.
Fonte: Notícias.
Good
ResponderEliminar