DICAS PARA SAÚDE: Cuidados que favorecem a saúde ocular
O OLHO é o órgão responsável pelo sentido da visão. Ele capta a luz do ambiente e transformando-a em sinais eléctricos que são emitidos ao cérebro pelo nervo óptico para serem interpretados como imagens.
No entanto, há alguns cuidados a tomar, de modo a garantir o seu bom funcionamento, pois estes favorecem não só a sua protecção, como também o relaxamento e a hidratação dos olhos, diminuindo até mesmo o risco de usar óculos futuramente.
Alguns cuidados essenciais que mantêm a saúde ocular:
1. Usar óculos de sol de qualidade – estes assessórios são essenciais para proteger a visão contra os raios ultravioletas nos dias de sol, bem como nos nublados, evitando o desenvolvimento de doenças oculares.
2. Não dormir com maquiagem – é muito importante higienizar os olhos, especialmente no fim do dia ou antes de dormir, pois do contrário as partículas de cosméticos podem entrar nos olhos e provocar irritações, bem como atrapalhar o funcionamento das glândulas da pálpebra na produção da lágrima, o que pode gerar olho seco.
3. Não usar colírios sem orientação médica – estes remédios possuem indicações específicas e contraindicações. O seu uso livre, embora possa aliviar os sintomas apresentados, pode não estar a tratar a doença, acabando por mascarar os sinais.
4. Realizar consultas periódicas – as visitas regulares ao oftalmologista são muito importantes para detectar com antecedência doenças como catarata ou glaucoma. O ideal é realizar consultas de rotina uma vez por ano.
5. Olhar para longe – realizar paradas para olhar um ponto específico que dista a seis metros durante alguns minutos a cada hora é um exercício especialmente importante para quem trabalha em frente ao computador, pois relaxa os olhos, prevenindo o surgimento de dores de cabeça.
6. Fechar os olhos várias vezes por dia – este exercício relaxa os olhos, uma vez que ao fechá-los não se necessita de focar em nada, prevenindo assim o cansaço ocular e outros problemas como dores de cabeça.
7. Não usar óculos com graduação de outra pessoa – cada pessoa necessita da sua própria graduação, que deve ser prescrita por um oftalmologista. Embora a partilha de óculos não piore a visão, acaba por causar dores nos olhos e de cabeça ou tonturas. Ademais, a peça não deve ser comprada em qualquer local, pois a sua graduação pode não ser a correcta.
Fonte: Notícias.
Comentários
Enviar um comentário