Conheça os sintomas do cancro da mama
O CANCRO da mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais do seio, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Ele pode afectar tanto mulheres, como homens.
Os principais sintomas da enfermidade são o aparecimento de nódulo ou caroço na região que não dói, comichão ou mudança na cor do mamilo, saída de líquido com sangue pelo bico, aparecimento de ínguas na axila e presença de uma retração na mama.
Estes sintomas podem surgir em simultâneo ou isoladamente, podendo também ser sinal da doença numa fase inicial ou já avançada.
Entretanto, a presença de um ou algum destes sintomas não significa necessariamente a existência do cancro, porém deve-se procurar os serviços de saúde, pois pode ser um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, que necessita de tratamento.
Os sintomas podem igualmente consistir na formação de crostas ou feridas na pele junto ao mamilo; alteração na cor ou forma da aréola; aparecimento de veias na mama que aumentam de tamanho; comichão na mama ou no mamilo; retração; mudança nas características da pele, como cor mais avermelhada mais dura.
A melhor forma de identificar estas alterações é ir ao hospital e fazer o auto-exame regular, pois ajuda a mulher e o homem, a entender melhor a anatomia do seio ao longo do tempo, permitindo perceber mudanças precocemente.
Fonte: Notícias.
Comentários
Enviar um comentário