Chapo defende investimento em sistemas de aviso prévio

 O Presidente da República, Daniel Chapo, discursou como orador principal no painel de alto nível, que marcou a abertura do Congresso Extraordinário da Organização Mundial de Meteorologia. Durante o discurso, Chapo defendeu o investimento em sistemas de aviso prévio, para evitar danos humanos e materiais causados pelos eventos climáticos extremos.

O Chefe de Estado assumiu ainda o compromisso do seu Governo em trabalhar afincadamente, em conjunto com os parceiros de cooperação e organizações internacionais, na mobilização do financiamento, para garantir o cumprimento da meta definida pelas Nações Unidas de garantir maior cobertura territorial dos sistemas de aviso prévio. 

É que segundo Daniel Chapo, Moçambique é o terceiro país africano mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, recorrendo aos dados registados desde 2019, que mostram que vários ciclones se abatem consecutivamente pelo país, causando destruição e luto, além da seca, que tem afectado o centro e sul do país.

Para o Presidente da República, ter sistemas de aviso prévio aprimorados é caminho andado para evitar a reversão dos ganhos obtidos nos sectores sociais e económicos do país, pois cada dólar investido em sistema de aviso prévio pode representar até seis dólares poupados da destruição e/ou perdas causados pelos eventos climáticos extremos.

Por outro lado, Daniel Chapo falou da expansão da instalação de sistemas de aviso prévio, em todo território nacional, através da montagem de estações meteorológicas em cada um dos distritos do país, para garantir boletins meteorológicos em tempo recorde e em linguagem acessível para o cidadão comum e até difundida em rádios comunitárias e agentes locais o que tem permitido maior preparação para eventos climáticos extremos e evitado perdas humanas.

Neste momento, o Governo de Moçambique avança para modernização do sistema de aviso prévio com instalação de radares meteorológicos tendo já em funcionamento dois, em Maputo e na Beira, e faltam por instalar mais quatro em Xai-xai, Nacala, Tete e Lichinga.

Fonte: O país.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação