Afrotaças: Black Bulls joga pela fase de grupos da Liga dos Campeões

 Os representantes moçambicanos nas competições africanas, nomeadamente Black Bulls, na Liga dos Campeões, e Ferroviário de Maputo, na Taça CAF, disputam a primeira mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos, iniciando em casa, diante dos adversários da República do Congo e da Nigéria, respectivamente.

A Associação Black Bulls, campeã nacional, é a primeira a entrar em acção nas Afrotaças, neste fim-de-semana, quando defrontar, no sábado, o Rivers United da Nigéria, em partida da primeira mão de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos.

Os “touros”, que não realizam nenhum jogo oficial desde 5 de Outubro, data em que receberam e derrotaram o Desportivo da Matola para o Moçambola, aproveitaram o período da paragem das provas para aprimorarem ainda mais os aspectos técnicos-tácticos que precisavam de ser limados para a eliminatória com os nigerianos.

Ainda que com poucos anos de profissionalismo, a Black Bulls começa a talhar-se nestas competições africanas, estando a disputar a sua terceira participação, sendo a segunda na Liga dos Campeões e uma na Taça CAF.

Depois de terem feito história na época passada, em que chegaram à fase de grupos da Taça CAF, os “touros” apostam as suas fichas em ultrapassar o seu adversário para continuarem na trilha africana de clubes.

Recentemente, a Black Bulls perdeu uma das principais figuras do seu plantel, Nené, que se transferiu para Líbia, mas continua a manter a sua união e espírito guerreiro dentro do balneário.

Nas últimas partidas disputadas, os “touros” somaram cinco vitórias e dois empates, sendo que a última derrota data de 28 de Agosto, quando sofreu uma goleada de 4-0 na deslocação a Songo. As cinco vitórias foram conseguidas diante de equipas do Moçambola, enquanto os dois empates foram diante do AC Leopárds da República Democrática do Congo, na eliminatória passada da Liga dos Campeões, ambos sem abertura de contagem.

Nessa eliminatória, decidida na Arena Lalgy, em Tchumene, a Black Bulls conseguiu a passagem na marca das grandes penalidades, por 5-4, num jogo em que Ernan foi o herói dos “touros”.

RIVER UNITED COM NOVE ANOS DE EXISTÊNCIA

Para já, o seu adversário, o Rivers United da Nigéria, é uma equipa com pouco histórico no futebol do seu país, até porque só tem nove anos de existência, conquistando apenas um título de campeão, em 2021/22, para além do terceiro lugar na época 2022/23, que faz com que dispute a prova continental nesta época.

Ao nível africano, onde começou a disputar provas em 2017, tem apenas uma campanha digna de realce, na época passada, onde chegou aos quartos-de-final da Taça CAF.

No campeonato nigeriano, o Rivers United ocupa a quarta posição com 12 pontos em sete jogos disputados, menos um em relação às restantes equipas, e a três pontos da liderança. 

Enquanto a Black Bulls estava parada, o Rivers United esteve em actividade, tendo disputado três jogos neste mês de Outubro, onde somou os três resultados possíveis num jogo de futebol, nomeadamente uma vitória, um empate e uma derrota, na sua última partida.

Black Bulls e Rivers United da Nigéria é jogo que terá lugar no sábado, na Arena Lalgy, a partir das 15h00, e a equipa moçambicana é obrigada a fazer um bom resultado para poder fazer uma deslocação segura à Nigéria, para o jogo da segunda mão.

Fonte: O país.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação