80% da população moçambicana não faz poupança

 Os níveis de poupança da população adulta moçambicana são menores que a média dos países da região austral de África. Os dados constam do último relatório de inclusão financeira do Banco de Moçambique.

Poupar dinheiro em Moçambique continua a ser um grande desafio. Embora os dados referentes ao ano 2024 mostrem algumas melhorias, 80% da população continua a não guardar as suas economias a prazo em contas bancárias.

Segundo o mais recente relatório sobre inclusão financeira do Banco de Moçambique, apenas 20% da população moçambicana faz poupança, fasquia que está abaixo da média da região da SADC que ronda em média nos 29%.

“No contexto da SADC, Moçambique posiciona-se num patamar intermédio, mas o défice na poupança formal impõe a necessidade de políticas que incentivem hábitos de poupança e reforcem a inclusão financeira”. 

Com níveis reduzidos de poupança, a população fica com menos capacidade para investir, o que reduz a capacidade de crescimento do país.

Na região, Zâmbia, Namíbia e Botswana lideram o ranking de poupança. Enquanto, Zimbabwe e Madagáscar têm os níveis mais baixos de poupança.

Mesmo estando abaixo da média regional, a poupança da população moçambicana cresceu no ano passado, com os depósitos totais em percentagem do Produto Interno Bruto a aumentarem 4 pontos percentuais, para 49 %. 

De acordo com o relatório que temos vindo a citar, a poupança beneficiou da estabilidade de preços no ano passado, apesar das incertezas económicas, o que incentivou os agentes económicos a reforçarem as suas reservas financeiras.

Fonte: O país.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão para assumir liderança do partido

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação