OMS alerta para risco de saúde em Cabo Verde depois de chuvas

 A Organização Mundial de Saúde alerta para doenças transmitidas por água contaminada ou mosquitos, bem como perturbações mentais, como riscos de saúde pública, no actual período pós-cheias na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

A ilha cabo-verdiana de São Vicente foi abalada por cheias no fim do mês de Agosto. Quase dois meses depois os impactos ainda são sentidos na saúde pública.

Uma recente avaliação da Organização Mundial de Saúde concluiu haver risco de contaminação de doenças transmitidas por água ou mosquitos, perturbações mentais. 

Face à situação, a OMS alerta para a saúde pública na Ilha. Segundo a organização global, citado pela agência Lusa, foram emitidos alertas devido a nove casos de diarreia, febre e dores de cabeça manifestados pelas vítimas das cheias de Agosto.

Cabo Verde já tinha declarado, a 1 de Agosto, uma situação de contingência nacional, com base na necessidade de prevenir e mitigar o potencial risco de propagação da dengue e de reintrodução da malária.

Devido ao trauma e sofrimento psicológico de verem suas casas destruídas e terem se deslocado, a OMS alerta para impactos na saúde mental das vítimas das inundações.

Fonte: O país



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inicia pavimentação da estrada Zona Verde/Ndlavela

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação

Maior grupo aéreo europeu anuncia supressão de 4.000 postos de trabalho até 2030