EUA congela mais de cinco mil milhões de dólares em ajuda externa
A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou um congelamento temporário de mais de cinco mil milhões de dólares em ajuda externa. A verba já foi aprovada pelo Congresso e abrange programas de assistência humanitária global.
A decisão, tomada por maioria conservadora, favorece o governo de Donald Trump, uma vez que permite a interrupção de desembolso de fundos para ajuda externa, enquanto o caso segue trâmites em instâncias inferiores.
Os mais de quatro mil milhões de dólares norte-americanos a serem congelados seriam destinados a programas de assistência humanitária global, muitos deles operados pela USAID.
Numa carta datada de 28 de Agosto passado, Donald Trump disse ao Presidente da Câmara que não iria gastar 4,9 mil milhões de dólares em ajuda externa aprovada pelo Congresso. Desde que assumiu o cargo em Janeiro deste ano, Trump busca maior controlo sobre os gastos federais.
Embora a decisão não seja definitiva, ela já provoca impactos imediatos, impedindo que os recursos cheguem a centenas de projectos em andamento em cerca de 120 países.
Os beneficiários da ajuda e implementadores de programas de ajuda, muitos deles em regiões assoladas pela crise humanitária, vivem numa incerteza.
Fonte: O país.
Comentários
Enviar um comentário